INFORME-SE
O que é Reciclagem?
Reciclagem é o processo de reaproveitamento de alguns materiais com o objetivo de gerar outros que deem origem a objetos de uso.
O termo reciclagem surgiu após notar-se que o petróleo e outras matérias-primas não-renováveis estariam se esgotando rapidamente, além da falta de espaço na natureza para a disposição do lixo, tendo em vista o aumento da fabricação dos materiais.
A expressão reciclagem vem do inglês: recycle (re= repetir + cycle= ciclo).
Garrafas de plásticos já separadas na ACRU.
Foto: Isabella Vasconcelos
Data: 04/06
Qual a importância da Reciclagem?
A importância da Reciclagem é muito abrangente. Ela se faz presente no meio econômico, social e ambiental.
Com o aumento da população mundial e da industrialização, os recursos naturais do planeta se tornam cada vez mais escassos. Além disso, a produção de lixo , tanto orgânico quanto inorgânico, é crescente. Por isso, a reciclagem se apresenta tão crucial para a saúde do planeta e da sociedade. Em Uberlândia, de acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto, a cidade reciclou 76,93% de todo o lixo coletado em 2018.
Economicamente, a Reciclagem gera emprego a população, além de contribuir para a economia do país. De acordo com dados levantados pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana, se 100% do plastico produzido no Brasil se destinasse a reciclagem, poderia haver um retorno de R$5,7 bilhões para a economia.
Ambientalmente, os benefícios da Reciclagem são infinitos. A qualidade do ar, água e solo aumenta, doenças, como a Dengue, são evitadas. Aparecido Cristino, reciclador da ACRU, chama a atenção " A Dengue, hoje em dia, é um dos maiores problemas em Uberlândia por causa da falta de consciência das pessoas com o lixo na rua".
Como fazer sua parte?
A população pode contribuir para a Reciclagem de diversas formas. Separar o lixo em casa é uma das formas.
O lixo orgânico deve ser diferenciado do lixo reciclável para colaborar com o trabalho dos recicladores. Aparecido Cristino defende que a população não faz sua parte "Tem muitos bairros que não tem essa conscientização, ainda mistura o lixo orgânico com o lixo seco. Isso para nós é inviável". Além disso, ele dá uma dica para quem tem dúvidas. "Se você deixa o material separado na sua lixeira, o que é resíduo na lixeira, o que é matéria reciclável no pé da lixeira, qualquer catador vai catar e levar".
Qual a diferença entre lixo orgânico e o lixo reciclável?
Lixos orgânicos são os restos de comidas, folhas, sementes, papel de banheiro e outros, ou seja, aqueles de origem biológica.
O lixo reciclável é o lixo seco. Papel, plástico, metal e alumínio são exemplos de lixo seco.
Se liga em onde ocorre as coletas seletivas
em Uberlândia!
OBS: Essas coletas ocorrem durante o dia.
Outra forma de ajudar os catadores e o nosso planeta é se engajar na conscientização da comunidade. Espalhe nosso trabalho para seus amigos e familiares! Assim, você contribuí com a disseminação da informação que se converte em beneficio para toda a sociedade.